quarta-feira, 4 de julho de 2012

Projeto O Fazer da Criança da Educação Infantil

Projeto de Leitura com a Turma do Maternal.


Para Walter Benjamin, filósofo alemão, a criança, “mal entra na vida já é caçadora, para ela, tudo se passa como em sonhos: Ela não conhece nada de permanente; tudo lhe acontece, pensa ela, vai-lhe de encontro, atropela”. Ao imaginar, a criança tem a capacidade de criar algo novo, dar um novo significado aos objetos e ao mundo que a rodeia, ultrapassando sua dimensão concreta e seu uso socialmente definido. Dentro dessa realidade a criança cria um mundo que é só seu. Cria, inventa e reinventa a realidade a partir de um olhar que lhe é muito particular [...] (MEC, pag.39).

As crianças de 3 anos, da turma do maternal, ao se deparar com os livros da Mala Móvel entram em um mundo de fantasia. Ao levar a Mala Móvel pra sala, os alunos sentem-se muito felizes, extasiados, curiosos querendo pegar os livros pra folhear, ler, observar as capas dos livros e começar a entrar nesse mundo de sonhos.
Percebe-se que as crianças interagem umas com as outras e não rasgam, não mordem, não deterioram os livros, ou seja, respeitam e entendem o valor do livro e o que lhes proporciona.


Nenhum comentário:

Postar um comentário